• Bondinho do Pão de Açúcar deixa Agência3 e abre concorrência, gerando polêmica

    Bondinho do Pão de Açúcar

    Conta anunciada em dezembro de 2021, o Bondinho do Pão de Açúcar não está mais na carteira da Agência3. No final de 2022, o cliente comunicou à agência que não renovaria seu contrato e estaria abrindo concorrência para a escolha de nova parceira.

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    Segundo amigos da Janela, a entrega das propostas aconteceu na quarta-feira, 18/01, e teriam participado, pelo menos, 3A, Jor, Quintal e Wide.

    A briga, no entanto, não está sendo tranquila. Nos bastidores do mercado, lideranças de agências estão questionando as exigências impostas pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, concessionária do espaço, que tem como CEO Sandro Fernandes.

    De acordo com o escopo entregue pela empresa às agências convidadas, elas deveriam propor seus fees mensais para o atendimento à conta, garantindo cerca de 10 profissionais dedicados a ela, cuja demanda, para as mídias digitais, não é pequena, de acordo com profissionais que já estiveram envolvidos.

    Além disso, a administração do Bondinho determinou que pagará apenas 10% de honorários de veiculação para uma verba de mídia anunciada como R$ 1,4 milhão.

    Acontece que, de acordo com o Anexo “B” das Normas-Padrão da Atividade Publicitária, determinado pelo Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), até um investimento de R$ 2,5 milhões, as agências não poderiam aceitar negociações sobre seus descontos-padrão. Quanto mais 50% de desconto, já que o usual é que os honorários sejam de 20% sobre os investimentos brutos do anunciante em mídia.

    Ainda nos contam, as nossas fontes, que alguns dirigentes do mercado estariam levando seu incômodo com estas condições ao Sindicato das Agências de Propaganda do Rio (Sinapro-RJ), pedindo que a entidade questione a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar. A Janela solicitou ao Sinapro-RJ um posicionamento a respeito, sem retorno até o fechamento desta matéria.

    O Bondinho do Pão de Açúcar, antes da Agência3, foi atendido pela Brick, de fevereiro de 2021 até o final do ano. A Heads, quando atuava no Rio, também chegou a ter a conta, que, depois, por um tempo, teve criação através de equipe in-house. Em buscas na Janela localizamos que, em 2007, a Publicis divulgou a conquista da atração. Só que, meros 10 meses depois, o bondinho atracava na carteira da Loja, agência de Marcelo Giannini.

    RESPOSTA DO PARQUE BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR

    Em resposta à nossa matéria, a Janela recebeu o seguinte comunicado do Bondinho do Pão de Açúcar, através de sua assessoria de imprensa:

    O Parque Bondinho Pão de Açúcar informa que hoje, 24/01, será enviada uma nova RFP com a informação da porcentagem reajustada, de acordo com as normas do CENP.

    O Parque Bondinho esclarece também que a Agência 3 ainda está ativa como prestadora de serviço, já que o o contrato tem vigência até o final do mês de fevereiro.

    Vale dizer ainda que nunca houve nenhum tipo de exigência com relação ao número de pessoas dedicadas ao atendimento da conta.

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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